Quanto ao link de nosso grupo (17), segue abaixo:
https://docs.google.com/document/d/1lttK6JlXQ-ZQkpJ-G5jbwkKIhrtaOZdZzjep2B9rrGU/edit?usp=sharing
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TEXTO QUE PRODUZI, APÓS LER A REFERÊNCIA INDICADA:
https://docs.google.com/document/d/1lttK6JlXQ-ZQkpJ-G5jbwkKIhrtaOZdZzjep2B9rrGU/edit?usp=sharing
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TEXTO QUE PRODUZI, APÓS LER A REFERÊNCIA INDICADA:
INTEDUC 4 – SEMANA 3 – FÓRUM 3 – TEXTO
O texto em questão é uma
construção coletiva e aborda, de forma descritiva, a realidade de dois
consórcios de Universidades Virtuais, sendo uma pública e a outra particular.
As páginas 43 a 58 estão
dedicadas aos indicadores para avaliação de qualidade em Comunidades de
Aprendizagem em universidades. A
intenção dos autores é de que estes indicadores possam servir de referência
para estudos futuros sobre o mesmo tema.
É assim que são abordados itens
como: a tradição da comunidade, o compartilhamento de conhecimentos, as
aplicações tecnológicas, a capacidade dos professores e multiplicadores, e são
feitas as considerações finais.
Vale destacar que o texto coloca
a produção do conhecimento como elemento essencial para a mudança de paradigma,
e destaca dois tipos de conhecimento: o explícito (formal, fácil, sistemático)
e o tácito (discernimento, o instinto e compreensão profunda embutidos em
produtos, processos, serviços, ferramentas). Essa produção do conhecimento deve
ser resultado de um processo crítico, público e comunitário, onde todos possam
participar.
Em relação às aplicações
tecnológicas, o destaque é dado à utilização da tecnologia pelas pessoas, pois
é isso que confere à rede o status de propiciadora do conhecimento.
Quanto aos elementos para a
avaliação da qualidade dos Ambientes de Aprendizagem, são relacionados: o
controle de acesso dos usuários, a comunicação síncrona e assíncrona, a
distribuição do material, a criação de testes, a construção de texto
cooperativo (WIKI), a possibilidade de compartilhar softwares abertos, a
customização de endereçamento, a facilidade de utilização de softwares, além de
outros.
Nas considerações finais, o
destaque é dado ao fato de que este estudo possibilitou dois aprendizados
distintos: a) conteúdos investigados e apresentados no texto; b) processo pelo
qual o texto foi elaborado. Duas ferramentas foram utilizadas: a) Fórum de
Discussão; b) Portal criado para o grupo, local onde se deram a elaboração do
texto coletivo e a disponibilização dos materiais coletados.
Como conclusão, o destaque é para
que uma pesquisa a respeito de qualquer comunidade virtual deve considerar as
complexidades que permeiam todas as relações entre os participantes.
Quanto aos benefícios do
Consórcio à Educação à Distância e à sociedade, são vários, tais como: geram
fluxo de informações e contribuições; apresentam viabilidade econômica dos
cursos; permitem aprendizagem de novos conhecimentos; fortalece a capacitação e
a competência profissionais; incentiva o desenvolvimento do conhecimento;
acelera a produção criativa; possibilita a continuidade das relações
conectadas.
REFERÊNCIA:
Leandro; Bianchini, Margareth;
Maria Salete Prado Soares; Santo, Rui; Kurc, Sheila. Compartilhando o
Conhecimento. Criando comunidades virtuais de aprendizagem e prática.
São Paulo. ECA/USP, 2006. Disponível em:
http://ccvap.futuro.usp.br/TMP_UPLOAD/files/tc-secs1177516821196__nusp9.pdf. Acesso em: 2 jun. 2018.
http://ccvap.futuro.usp.br/TMP_UPLOAD/files/tc-secs1177516821196__nusp9.pdf. Acesso em: 2 jun. 2018.
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