martes, 19 de junio de 2018

TEXTO COLABORATIVO - COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Quanto ao link de nosso grupo (17), segue abaixo:
 

https://docs.google.com/document/d/1lttK6JlXQ-ZQkpJ-G5jbwkKIhrtaOZdZzjep2B9rrGU/edit?usp=sharing



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TEXTO QUE PRODUZI, APÓS LER A REFERÊNCIA INDICADA:


INTEDUC 4 – SEMANA 3 – FÓRUM 3 – TEXTO
O texto em questão é uma construção coletiva e aborda, de forma descritiva, a realidade de dois consórcios de Universidades Virtuais, sendo uma pública e a outra particular.
As páginas 43 a 58 estão dedicadas aos indicadores para avaliação de qualidade em Comunidades de Aprendizagem em universidades.  A intenção dos autores é de que estes indicadores possam servir de referência para estudos futuros sobre o mesmo tema.
É assim que são abordados itens como: a tradição da comunidade, o compartilhamento de conhecimentos, as aplicações tecnológicas, a capacidade dos professores e multiplicadores, e são feitas as considerações finais.
Vale destacar que o texto coloca a produção do conhecimento como elemento essencial para a mudança de paradigma, e destaca dois tipos de conhecimento: o explícito (formal, fácil, sistemático) e o tácito (discernimento, o instinto e compreensão profunda embutidos em produtos, processos, serviços, ferramentas). Essa produção do conhecimento deve ser resultado de um processo crítico, público e comunitário, onde todos possam participar.
Em relação às aplicações tecnológicas, o destaque é dado à utilização da tecnologia pelas pessoas, pois é isso que confere à rede o status de propiciadora do conhecimento.
Quanto aos elementos para a avaliação da qualidade dos Ambientes de Aprendizagem, são relacionados: o controle de acesso dos usuários, a comunicação síncrona e assíncrona, a distribuição do material, a criação de testes, a construção de texto cooperativo (WIKI), a possibilidade de compartilhar softwares abertos, a customização de endereçamento, a facilidade de utilização de softwares, além de outros.
Nas considerações finais, o destaque é dado ao fato de que este estudo possibilitou dois aprendizados distintos: a) conteúdos investigados e apresentados no texto; b) processo pelo qual o texto foi elaborado. Duas ferramentas foram utilizadas: a) Fórum de Discussão; b) Portal criado para o grupo, local onde se deram a elaboração do texto coletivo e a disponibilização dos materiais coletados.
Como conclusão, o destaque é para que uma pesquisa a respeito de qualquer comunidade virtual deve considerar as complexidades que permeiam todas as relações entre os participantes.
Quanto aos benefícios do Consórcio à Educação à Distância e à sociedade, são vários, tais como: geram fluxo de informações e contribuições; apresentam viabilidade econômica dos cursos; permitem aprendizagem de novos conhecimentos; fortalece a capacitação e a competência profissionais; incentiva o desenvolvimento do conhecimento; acelera a produção criativa; possibilita a continuidade das relações conectadas.

REFERÊNCIA:
Leandro; Bianchini, Margareth; Maria Salete Prado Soares; Santo, Rui; Kurc, Sheila. Compartilhando o Conhecimento. Criando comunidades virtuais de aprendizagem e prática. São Paulo. ECA/USP, 2006. Disponível em:
http://ccvap.futuro.usp.br/TMP_UPLOAD/files/tc-secs1177516821196__nusp9.pdf. Acesso em: 2 jun. 2018.
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